Como funciona o (meu) processo de escrita?


Oi, eu sou o João, o autor por trás daqui.
Na última vez eu expliquei o motivo de eu demorar a escrever, falando um pouco da minha rotina. Hoje eu vim explicar como funciona todo o processo que uso, desde de escrever o rascunho a publicação final.
Antes de tudo, aqui não vai ser um tutorial de como pode ser esse processo, mas só explicando como eu faço. Até porque já tive contato com outros escritores, e nem sempre "aprovam" esse meu método.

Bom, primeiro começo com a inspiração. Obviamente é o passo que impulsiona tudo, né? 
Geralmente sinto essa inspiração quando ouço alguma música e/ou tenho uma experiência que me faça refletir. Nisso, eu deixo aquela ideia fermentando na minha cabeça por um tempinho.
Depois, eu vou para o papel. Sempre preferi fazer os rascunhos nas folhas físicas, tanto pela liberdade de anotações paralelas, como que leva um tempo para escrever e bom, nem sempre a ideia na minha cabeça fica legal no papel, e essa etapa ajuda muito a vizualizar isso. Então, enquanto vou escrevendo, vou filtrando as boas ideias.

Agora vou para o computador. Com o caderno em mão, boto ele do lado da minha tela e começo a digitar tudo, sim, palavra por palavra. Já me aconselharam a usar o comando de voz para ir lendo enquanto o notebook vai digitando por mim, mas cara, não tem graça assim, sério.
Gosto de ir digitando porque ajuda ainda mais no filtro que falei ali em cima. Enquanto vou digitando, mudo uma ideia ou outra e isso vai tornando o capítulo melhor na minha visão.

Prontinho, capítulo digitalizado, e agora?
Geralmente vou criar uma capa para o capítulo, para ajudar na divulgação, o que não é muito, mas fica mais bonitinho, vai.
Tenho carinho pelas minhas obras e quero transmitir isso ao público, para que tenham carinho também.

Esse processo leva em torno de uma a duas semanas, por conta que escrever já leva tempo, e com a rotina apertada, fica mais ainda. Então uma coisa muito importante presente em todos essas etapas é a paciência. Sério, porque querendo ou não, faço isso esperando o retorno, mas isso não é fácil. Principalmente em tempos que fazer vídeos tem esse retorno mais rápido, e isso cria um desânimo, já que na escrita é bem mais difícil de ter esse alcance. Por isso estou a quase um ano sem escrever, mas estou decidido a voltar.

Obrigado por ler até aqui ;)
Sinta-se a vontade de ler minhas histórias, todas são gratuitas, você pode gostar.
Tchau, tchau e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo II - Vida

Me Gusta Tu